Friday 7 August 2009

A Criação

O Teatro Dinâmico foi criado e fundado por mim, Mark Wentworth e pelo Filipe De Moura no Sul de Portugal em 2003. Pela inspiração e desejo de brincar e tornar a vida mais simples, eu e o Filipe começámos a experimentar com várias formas de expressão dramática. No primeiro curso de Cor para a Vida que dei em Portugal, com o Filipe como assistente, introduzi o Teatro Dinâmico ao grupo pela primeira vez. Os resultados foram impressionantes e foi desde então que começámos a experimentar e a desenvolver o Teatro Dinâmico (TD) cada vez mais. Levou mais três anos de experimentação e conhecimento de TD até estar pronto para ser apresentado ao mundo. O primeiro workshop de Teatro Dinâmico foi em Bristol, no Reino Unido, em Outubro de 2006.

O Teatro Dinâmico foi inspirado pelo Psicodrama, pelas Terapias Sistémicas e pelo Xamanismo, os três contribuíram algo especial para que o TD seja o que é hoje. Eu e o Filipe utilizámos as nossas experiências terapêuticas pessoais, as boas e as más, misturadas com as nossas ideias e inspirações e com muito trabalho de recuperação de alma, risos e brincadeiras, e o Teatro Dinâmico foi-se desenvolvendo na minha sala de estar na Fuzeta, no Sul de Portugal. Acho que ambos percebemos na altura que, juntos, tínhamos criado alguma coisa especial, algo que teria um impacto profundo, não só em nós, mas também no mundo. Na altura parecia grandioso de mais pensarmos que faríamos um impacto no mundo, talvez o fizéssemos em nós, nos nossos amigos e colegas, mas no mundo… Só agora, em 2009, e tendo já viajado o mundo quase todo com o TD é que me apercebo que por mais que tivéssemos esperanças e sonhos para o Teatro Dinâmico, o TD também tinha esperanças e sonhos para nós!

Gostava de dar reconhecimento e agradecer ao primeiro grupo de formação em Cor para a Vida, foi a vossa confiança e apoio que tornaram possíveis a experimentação e o conhecimento do potencial de Teatro Dinâmico. Como um primeiro amor terão sempre um lugar especial nos nossos corações. Obrigada!

A viagem não tem sido sempre fácil e temos aprendido muito sobre nós e sobre outras pessoas pelo caminho, mas eu não mudaria absolutamente nada.

“Sem irritação interna não há Pérola” – Ditado Budista

No comments:

Post a Comment